domingo, 6 de junho de 2010

eu odeio dia dos namorados.

Tá bom, é mentira, eu não odeio nada ultimamente, quando eu não gosto de algo, é tipo, foda-se, então melhor dizendo, foda-se o dia dos namorados. Mas esperançosamente eu acredito verdadeiramente que não haja somente cinza no mundo, e alguém com sorte deve desfrutar das cores que encontrar sua alma gêmea traz, então faz sentido celebrar. E é sobre celebração que estou falando, e disso eu entendo. E na onda de todos os corações que as instituições capitalistas espalham, para as pessoas bobas de amor gastarem seus dinheiros, uma garrafa de vinho envolvida nos planos é romântico pra caralho! Então escolhi algumas sugestões que eu acho muito charmosas e sedutoras, e também, que não são extravagâncias, não fazem meu tipo. Melhor, do meu bolso.



Vinho espumante, taças em riste e braços entrelaçados, é a imagem mais romântica já inventada, então se os planos incluem escolher a suíte mais luxuosa e bonita que suas economias podem pagar, este é o cenário da noite. Um dos meus espumantes prediletos de boa relação custo/beneficio, é o português Filipa Pato 3B Bruto. Coisas de português a parte, até por que, está na minha origem, 3b é o nome do espumante, por causa das uvas típicas portuguesas que compõem, baga(tinta) e bical(branca), e da região em que é feito Beiras, na Bairrada, próximo ao litoral português. E gosto muito da mania portuguesa de ter tradução para todas as palavras, e Bruto é muito mais legal do que Brut, para um espumante português.
O espumante não é branco nem rosé, como é normal, mas sim tem uma coloração designada Blush, que é um tom salmão com reflexos rosados, que na minha opinião é mais sedutor ainda.
No aroma, muito frescor floral(não sei nome de flor), e frutas cítricas(lima da pérsia, carambola?) à brancas(pêra, maça verde), e um leve tostado(torradas!). Na boca, mais explosão de frescor, com um corpo levemente seco e persistente.
Se conseguir visualizar a cena, acredito impossível chegar ao fim da garrafa, e então, fazer amor até desmaiar de exaustão, pegar uma hidro para relaxar, depois de fazer amor quando acordar, enquanto aguardam o café da manhã. Acho que é por ai.

Lembrei também de um rosé brasileiro que é encantador e todo mundo deveria ter chance de conhecer, independente da ocasião. O Villa Francioni Rosé, é vinificado na serra catarinense, numa moderna vinícola na famosa cidade da neve, São Joaquim. Feito num corte de oito(!) uvas de vinhedos próprios, é o vinho perfeito para acompanhar um jantar especial. Na Provance, onde são feitos os melhores rosés do mundo, na minha opinião, os franceses dizem que se você está em dúvida com que vinho harmonizar um prato, a resposta é: rosé. E não a toa, esse é um rosé a altura dos bons vinhos da Provance. Ele cai bem com pratos condimentados (por causa da estrutura e da acidez presente e equilibrada, e aroma com toques herbáceos, algo como alecrim ou tomilho. ervas provençais.), aguenta alho e cebola, equilibra gordura de carne vermelha, e vai com carne branca com sabores fortes. O aroma vai além, passando por frutos vermelhos muito frescos e até uma coisa de mineral. Na boca, o que se espera de um bom rosé, estrutura contrabalançada com o frescor da acidez. O cuidado no produto final, vai além do conteúdo, e capricharam na garrafa quadrada que muitos quererão guardar.
Mas não dê muita atenção para os detalhes do vinho, deixe ele gelado, que ele vai estar lá sem intrometer-se no clima proporcionado para a noite. Através da linda cor brilhante que lembra casca de cebola, com reflexos salmão, atenha-se ao detalhe olhos nos olhos nesta noite.


Para fechar com um tinto, trouxe do Chile o Emiliana Reserva Especial Pinot Noir. Se você não sabia, anote, a pinot noir é a uva mais sedutora e romântica do mundo do vinho. Sutil e delicado, esse é um vinho que faz qualquer mulher derreter-se. Feito de vinhedos provenientes do Vale do Casablanca, Chile, provavelmente a melhor região para essa uva na América do Sul. De uma cor rubi viva e brilhante, ele vai aquecer o clima, com um corpo muito exuberante. Aromas que passeiam por frutos negros frescos(mirtilos, cassis, amoras), tem um Q de doçura de uma geléia de framboesa, e alguma coisa de especiarias(cravo, canela?). Pode ser a companhia para um jantar, ou um fondue de queijo, na boca ele tem corpo e frescor para isso. Ou simplesmente, pode ser só um afrodisíaco para elevar o calor do amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário